PIRACICABA
Um Pouco Sobre Piracicaba
Os primeiros habitantes foram indígenas, atraídos pela beleza natural do lugar, a exuberância do rio e do salto, a riqueza da caça e da pesca. Depois vieram os sertanejos e posseiros no ciclo das entradas e bandeiras, que adentraram no ventre de Piracicaba fazendo gerir em seu ventre os primeiros sinais do progresso.
Além da importância econômica, Piracicaba ainda é um importante centro cultural de sua região. Os bairros de Santa Olímpia (fundado por tiroleses trentinos) e Santana, por imigrantes Italianos. O Horto Florestal de Tupi e o Balneário de Ártemis configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que o Parque Professor Phillipe Westin e os parques situados às margens do Rio Piracicaba são relevantes pontos de visitação localizados na zona urbana. O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, por exemplo, é considerado um dos mais importantes eventos sobre humor gráfico, realizado anualmente no Engenho Central, antigo engenho canavieiro que foi tombado como patrimônio histórico e cultural, servindo hoje como espaço cultural, artístico e recreativo.
Locais
Rua do Porto
Rua do Porto
A tradicional Rua do Porto é o retrato da memória de Piracicaba, que conserva a tradição ribeirinha e a história da fundação e do desenvolvimento da cidade.
Os visitantes podem conhecer o Salto em qualquer horário. À noite o local é bem iluminado e pode ser visto de vários pontos da orla do Rio Piracicaba. Em dezembro, esta iluminação ganha um colorido especial, com a realização do projeto “Luz & Arte”, que além do Salto, ilumina artificialmente algumas estruturas de pontos da orla. Para conhecer todos os outros atrativos localizados na orla do rio Piracicaba, um dia é suficiente. No meio da visita, uma parada para o almoço no charmoso “Calçadão da Rua do Porto”, centro gastronômico que tem diversas iguarias, incluindo o tradicional “Peixe no Tambor”, que é imprescindível para confirmar a estada em Piracicaba.
Engenho Central
O Engenho Central é um dos mais belos cenários arquitetônicos do Estado de São Paulo e, talvez, do Brasil, conhecido por inspirar poetas, artistas, arquitetos, jornalistas, pesquisadores científicos, turistas, amantes da história e da cultura. Ele é também um significativo sítio histórico da evolução urbana de Piracicaba.
Encravado dentro de um parque com mais de 85 mil m², à margem direita do rio que dá nome à cidade, ele é gradativamente recuperado e revitalizado. Sua preservação, em todas as instâncias, traduz respeito incondicional às gerações passadas e mantém viva boa parte da história de Piracicaba, do açúcar e do álcool em São Paulo e no Brasil.
Os vazios de tempo e espaço aos poucos são preenchidos pelas moendas da arte e da cultura. Hoje é um complexo artístico cultural, que recebe anualmente importantes eventos como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Virada Cultural Paulista, Paixão de Cristo, Teatro Municipal Erotídes de Campos, dotado de estrutura cênica de primeiríssima qualidade, entre outros.
O Elevador Turístico “Alto do Mirante” fica localizado na ponte Caio Tabajara Esteves de Lima.
Está entre as ruas Renato Wagner e Juscelino Kubistchek de Oliveira.
O Elevador Turístico “Alto do Mirante” funciona aos sábados, domingos e feriados. A visitação é gratuita.
Horário de funcionamento: das 9h30 às 17h30.
Alto do Mirante
O Museu da Água, está localizado às margens do rio Piracicaba.
O Museu tem entrada gratuita, e é onde funcionou a 1ª Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade. São 12 mil metros quadrados ao lado do salto do Rio Piracicaba, a construção é de 1887 e o local é rico em detalhes arquitetônicos como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.
Havia no local dois casarões, sendo um deles demolido na metade do século XX para dar lugar à avenida Beira Rio. Os visitantes podem ver dois conjuntos de turbina e bomba que no início do século passado, foram responsáveis pelo bombeamento de água do Rio Piracicaba até a região central da cidade.
Museu da Água
Criado em 5 de abril de 1984, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” é administrado pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Escola, que tem como finalidade: preservar a memória da ESALQ, bem como do seu idealizador Luiz Vicente de Souza Queiroz; promover exposições permanentes, temporárias e itinerantes, bem como projetos educativos que estimulem a reflexão científica, cultural e social.
Alas temáticas com informações sobre a história do café; vida e obra de Luiz de Queiroz; história da construção do Edifício Central; o artista Renato Wagner; histórico da antiga casa do diretor; breve análise do jardim francês. E muito mais!
Centro de Ciência e Museu da Educação Luiz de Queiroz
O Aquário Municipal de Piracicaba é uma opção de passeio para todos que estão na cidade durante um período.
Ele conta com um a vista panorâmica para o Rio Piracicaba. No aquário estão presentes arraias que são uma raridade.
O Aquário conta com mais de 50 variedades de espécias que ficam expostas em aquários, elas se dividem em Carnívoros do Brasil e do mundo, pequenos da Amazônia e exóticos do mundo, que são peixes da América, Ásia, África e Europa, divididos em três aquários.
Outra atração é o lago das carpas e os visitantes também podem conhecer espécies como pintado, pirarara, piracanjuba, pacu e tilápias.
A entrada no Aquário Municipal é gratuita e a visitação é aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 18h